Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Assim vamos vencendo a obesidade


 O que me motivou a escrever!


  Vou iniciar esses relatos sobre excesso de peso, perda de peso etc como algo motivacional para mim. Há alguns anos cheguei a pensar em iniciar uma dieta e em gravar videos diários, semanais relatando meus resultados como uma forma de incentivo e comprometimento, seria uma forma de eu me responsabilizar em ter que apresentar e mostrar meus resultados, mas não passaram de projetos mentais.



   Mas agora creio que devido a algumas mudanças que ocorreram nos últimos meses, graças ao bom Deus, vou poder alavancar meus objetivos. Minha mente não encontra-se no mesmo turbilhão de emoções, sentimentos que se encontrava durante o período de ganho de peso, mesmo sem a perda de peso me sinto leve como se uma grande carga tivesse sido retirada das minhas costas, minha barriga ainda pesa, mas já consigo balançar os ombros com alivio, agora tenho comigo que eu não preciso perder peso por ninguém mas para mim, para o meu bem estar, e acho que é isso que todos que desejam perder peso deva conquistar antes de iniciar uma dieta, o que adianta iniciar uma dieta e depois vir a se deparar com seus conflitos internos, existenciais e destruir toda a dieta em uma recaída que em geral acaba que por trazer mais quilos?
    Pois foi isso que percebi no decorrer dos anos, embora eu fracassadamente tentava iniciar alguma dieta, acabava que por em foco objetivos externos, nunca internos e estes acabavam extravasando e vazando por entre os dedos, o que ficava era apenas as frustrações o que me levava a por tudo a perder e depois além de ganhar o peso perdido ainda sempre vinha pelo menos uns 2 kg de contra peso, e foi desta forma que cheguei a obesidade nível II no qual me encontro no momento.




    Meu peso no final de 2014 era 114 kg como eu já disse, antes deste período minha irmã no qual também estava com sobre peso tinha começado a trabalhar como atendente de lanchonete, lá ela viu a necessidade de passar a se vestir melhor e se alimentar melhor pois estava lidando com o publico e acabava sofrendo algum tipo de preconceito "bullying", então aproveitando que a empresa fornecia uma alimentação saudável ela decidiu mudar a alimentação e também começou a tomar um suco de couve, limão e gengibre e isso foi o suficiente para que ela perdesse 25 quilos sem nenhuma medicação, apenas com o suco e a alimentação mais saudável que a empresa lhe fornecia, ela saiu da empresa e eu entrei no lugar dela, motivada e no intuito de seguir os passos dela, até que não fui mal pois pelo menos nos 2 meses que trabalhei lá perdi 2 quilos, só com a alimentação, muita água e toda a correria que era aquilo, mas não tomei o suco pois não conseguia faze-lo eu morava bem mais longe que ela da empresa e mal ficava em casa e as vezes eu comia lanches e em fevereiro deste ano pedi as contas da empresa, meu pai me chamou para morar perto dele no estado do Ceará então eu precisava me preparar para a mudança que seria longa de São Paulo para cá, estava ansiosa, meus filhos já haviam vindo para cá com minha irmã para visita-lo mas eu não, nunca, nem tinha ideia do que me esperava.

   Mas ainda demorei um pouco para vir depois que pedi as contas em fevereiro/2015 eu estava pesando 112 kg e viajei para cá só em maio de 2015, mas consegui manter esse mesmo peso. Eu estava em uma grande expectativa de chegar aqui e emagrecer afinal sendo aqui um lugar tão quente, me lembrei sempre que ia para algum lugar quente devido ao mal-estar que sofro costumo ter perda de apetite e com isso perda de peso, e outra coisa que me empolgou aqui por ser sitio não é fácil para comprar pães e doces o que é os meus grandes vilões. Nos 2 primeiros meses fiquei morando com meus filhos na casa do meu pai e quando ia me pesar nada de perda de peso! Mesmo com as caminhadas que eu fazia com meu pai e a esposa dele pela manhã não adiantava muita coisa as vezes eu me pesava e estava com 110 kg as vezes com 111 kg, meu pai falava: Fique feliz porque pelo menos não aumentou! Verdade, realmente é melhor perder um misero quilo do que ganha-lo, pois afinal é de grão em grão que a galinha enche o papo!



  Então finalmente vim para a minha casa, não estava mais caminhando com frequência e agora eu não era mais a visita, e sim a moradora, desencanei de fazer algo para perder peso parei de me preocupar em me pesar, algumas pessoas diziam: Nossa você emagreceu! Eu dizia: Emagreci nada! Pois como eu não estava fazendo nada para emagrecer nem imaginava, apesar que eu estava comendo muito pouco, quando completou 3 meses que eu estava aqui me deu uma certa tristeza de saudade e passei a comer menos,então fui para a cidade e para a minha surpresa eu estava pesando 107 kg.



  Falei para o meu pai ele ficou todo feliz, apesar de eu não perceber muito a minha perda eu me sentia muito mais leve, minha barriga desinchou e eu não sentia mais tantas dores abdominais, antes disso ele resolveu que queria me ajudar e viu um remédio pela internet e disse que ia comprar, mas demorou tanto para chegar quando chegou eu já estava com 106 kg, fiquei muito motivada pois foi natural a perda sem eu perceber e fazer nada, e a partir setembro/2015 passei a tomar o remédio, dois comprimidos ao dia.



   Não sei qual o efeito do remédio, sinceramente não senti nada diferente, na internet diz que ele é natural, mas continuei emagrecendo e depois de 2 semanas eu estava com 102 kg NOSSA! Maravilha eu estava muito feliz e sem saber se era o remédio ou o fato de eu estar me alimentando pouco, na verdade acho que foi a segunda opção, pois depois comecei a comer um pouco mais pois eu estava me sentindo fraca, também fui em uma festinha e no começo da ultima semana de setembro fui me pesar e a bendita balança mostrou-me um aumento de 102 kg para 105 kg! Frustada, não posso comer nada que engordo! Mas tudo bem mantenha a calma e vamos continuar...



  Ontem dia 19/10 fui me pesar e estou com 103 kg, fiz o calculo do meu IMC que esta em 35.64, que se refere a OBESIDADE nível II ou moderada (severa), um nível antes da obesidade mórbida, contando de fevereiro até agora eu tive uma perda de 11 kg, sai do IMC 39.44 que estava na margem da obesidade mórbida e agora falta pouco para eu sair do obesidade nível II para a nível I.
  Como meu aniversario esta bem próximo, dia 28/10, vou me dar um desafio de perder 4 quilos, assim eu saio da casa dos 3 dígitos, fico com 99 kg e também saio do IMC de obesidade nível II,e assim vou tentando vencer essa bendita obesidade!




*Quero em breve começar tomar o suco de couve que funciona como um detergente no estomago.



Como calcular o IMC (índice de massa corpórea):

Nada mais é que seu peso dividido por sua altura ao quadrado²
Então fica: 
IMC = 103 : 1,70 X 1,70 = 35,64
103 dividido por 2,89 = 35,64




    Parece difícil mas na calculadora é fácil: primeiro multiplica a altura por ela mesma, que vai dar um número fixo, no caso o meu é 2,89. Tendo esta informação você ira dividir seu peso por esse numero sempre, pois seu peso e variável mas sua altura não.




O ideal é ter um IMC entre 18,5 à 24,9

    Para saber qual é o seu peso ideal dentro do parâmetro de IMC ideal você faz a conta inversa, multiplicando o valor de IMC desejado pela sua altura ao quadrado², ou seja no meu caso pego o IMC limite que é 18,5 X 2,89 que será igual á 53,4 kg que é o minimo que eu posso pesar devido a minha altura e o máximo é 24,9 X 2,89 que será igual a 71,9 kg, dentro desta media você pode estabelecer sua meta de peso ideal. A minha a principio é de 71 kg pois é o peso que eu tinha antes de todo esse processo e estava dentro do ideal.




Os 3 Fs desta caminhada será: FORÇA , FOCO & FÉ

Agora vamos embora eliminar mais 32 kg e que agora seja pra valer! Se Deus quiser!

Obesidade: O melhor é não julgar


fonte: imagens extraídas do google 


      Bom... Hoje vou escrever um pouco sobre excesso de peso. Ou seja, o meu excesso de peso. Uma situação complicada; na opinião da maioria das pessoas que vê uma pessoa obesa logo pensa que é relaxo, gula, digo isso por experiencia própria, pois antes de eu me tornar obesa (sempre estive fora do peso, porém não obesa) quando eu via alguém em situação de obesidade só me vinha em mente: como essa pessoa conseguiu chegar a tal ponto? Só pode ser gula e relaxo! 
    Não! Isso vai muito além de qualquer opinião ou julgo precipitado e para eu me conscientizar sobre isso, me tornei obesa também! Calma, não fiz de proposito para me sensibilizar com a dor do próximo não, simplesmente com o passar do tempo fui pagando por aquele julgo inicial que apliquei mentalmente a uma amiga, e com o acumulo dos problemas familiares, financeiros, emocionais, sentimentais pude aprender que NÃO DEVEMOS JULGAR! Pois nunca sabemos o que pode ter condicionado aquela situação, e todos esses problemas citados me conduziram a um ganho de peso excessivo e em pouco tempo, sem que eu me desse conta do que estava acontecendo, na minha adolescência eu vivia neurótica com o aumento de peso e isso de certa forma evitava que eu engordasse demais, quando eu ganhava 1 ou 2 quilos logo fechava a boca, então eu sempre vivia no efeito sanfona que variava na media de 3 quilos pra mais ou pra menos, e assim era ate eu engravidar da minha primeira filha gestação que me rendeu mais 10 kg depois que ela nasceu, peso que eu não cheguei a elimina-lo de forma efetiva, as vezes perdia mas em pouco tempo recuperava novamente, quando engravidei do meu segundo filho eu estava lutando para perder peso, e continuei perdendo mesmo gestante, (mas não com dieta) para ter uma ideia na pesagem inicial da gravidez ate o ultimo dia da gestação engordei apenas 1,5 kg, até fiquei preocupada mas meu filho nasceu com exatamente 3,960 kg e 51 cm, e eu sai do hospital bem mais magra que antes e continuei perdendo peso até ficar com o corpo de antes da primeira filha, (que não era exatamente magro) 71 kg para 1,70 cm de altura, mas enfim, fiquei super feliz em poder colocar roupas que nunca mais usei, mas isso foi até eu começar a trabalhar de telemarketing.


fonte: imagens extraídas do google 

    Meu filho já estava com uns 7 meses e um reboliço enorme passou na minha vida, envolvendo tudo o que era possível, me tornei sedentária, só me alimentava de lanches, pai e mãe de duas crianças pequenas, o medo de não conseguir passar na experiencia do novo emprego e não ter como arcar com as despesas da casa, muita tristeza e abalo emocional sobre mim e eu precisava aguentar tudo aquilo pelos meus filhos, eu não podia explodir e nem por tudo a perder pois duas crianças dependiam de mim, não podia fugir, não podia chorar, toda aquela frustração ficou armazenada dentro de mim, e o meu refugio emocional era as barras de chocolate que eu comia sem ver depois que saia do trabalho, trabalhava a manhã toda sentada e na hora de ir embora comprava uma ou duas barras de 160 gr de chocolate e ia para casa me acabando em lagrimas e comendo para me consolar e chegar em casa sem que meus filhos percebessem o que eu estava passando, e assim foi por longos meses que me proporcionaram 15 kg sem que eu ao menos percebesse pois eu não me pesava, não me preocupava com roupa, apenas ia na loja e comprava o que me cabia sem nem ver o número, até que um dia um amigo do trabalho chegou em mim e disse: Estão todos comentando que você esta ficando gordinha! Eu não gostei e apenas disse que não me interessava a opinião deles, mas então que fui observar que eu realmente tinha engordado, e no prazo de um ano conquistei 20 quilos sem sacrifícios para minha tristeza, mas ai eu não tinha forças nenhuma para pensar em dietas, reeducação alimentar ou seja lá o que for, não tinha cabeça para isso então parei de me preocupar, e deixava qualquer decisão para um amanhã que nunca chegava, achei que estava gorda demais e seria impossível engordar mais que aquilo! O que foi o meu maior engano!     


fonte: imagens extraídas do google 

     Continuei engordando e engordando e a cada mudança de emprego, de casa, de fase ganhava alguns quilos extra, neste primeiro ano que citei (2006 á 2007) que ganhei 20 quilos cheguei a passar com uma medica endocrinologista que me passou dieta, exames, exercícios e uns remédios para emagrecer mas a única coisa que eu fiz foi tomar os remédios, de qualquer maneira mas tomei, e mesmo assim consegui perder 4 quilos e melhorar a disposição pois ele controlava o meu sono excessivo, mas fui mandada embora da empresa e fiquei sem o convenio e tive que parar o acompanhamento medico, após esse episodio fui entrar em outra empresa para trabalhar e no exame medico preenchi toda a ficha de saúde e coloquei que eu não tinha nenhum problema, pois realmente eu não tinha, mas quando entrei na sala do medico ele me disse: Você colocou que não tem problema de saúde? Mas você é obesa! Naquele momento segurei o choro, pois eu não me enxergava como uma obesa e nem achava que aquilo podia ser doença, mas era e é segundo a medicina. Ele disse: Não que a empresa tenha preconceito ou que vai deixar de te contratar por conta disso, mas você é OBESA! Foi um balde de água fria de desmotivação e essa triste realidade e mais a minha falta de força só me fez engordar mais, fiquei nessa empresa por mais 2 anos e meio e junto desse tempo conturbado adquiri mais 10 kg, isso já estava me prejudicando literalmente pois como ganhei muito peso em pouco tempo meu corpo não tinha estrutura para aguentar, eu não tinha forças pra subir no ônibus com meu filho nos braços, caminhava um pouco e parecia que ia morrer, não tinha vontade de sair de casa e ali eu me dava conta de que eu realmente estava doente, as criticas das pessoas só me derrubavam mais, algumas pessoas diziam: vou criticar mesmo para ver se você acorda!  Mas o efeito era exatamente o oposto, acho que por uma rebeldia interna e uma imensa vontade de sumir e ninguém me enxergar me escondi cada vez mais atras da gordura...

fonte: imagens extraídas do google 



    A auto-estima cada vez abaixava mais, mas eu tinha tantos outros "problemas" que este acabava sendo o menor e eu me deixava para ultimo plano, meus filhos me cobravam uma vida mais animada com mais passeios, mas eu acabava privando eles de ter uma vida social por vergonha da minha atual aparência, sem contar que era difícil para comprar roupas que ficassem bem em mim, principalmente por minha mente não me aceitar como obesa, eu preferia não ter roupas do que comprar roupas tão grandes quanto EU!


fonte: imagens extraídas do google 

    Nunca imaginei que eu pudesse passar dos 100 kg, mas passei. Depois de todo esse tempo já adaptada com esse corpo obeso, não me sinto tão mal como de inicio, consigo caminhar, minha coluna não dói tanto, pois acredito que minha estrutura depois de tantos anos carregando esse peso extra tenha se fortalecido, é como se diariamente eu carregasse nas costas quase 9 pacotes de arroz, ou um saco de cimento, não é fácil mas o corpo acaba se esforçando para aguentar, fiquei um bom tempo oscilando entre 103 a 106 quilos e quando achei que eu poderia aproveitar a minha mudança de casa, inicio de faculdade para mudar minha rotina e perder peso foi ai que cheguei aos 114 kg, isso no meio do ano passado, isso tudo em um período de 9 anos onde acumulei 43 kg extras... A balança com certeza pede HELP!



fonte: imagens extraídas do google
...e a saga continua no próximo capitulo!