Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Assim vamos vencendo a obesidade


 O que me motivou a escrever!


  Vou iniciar esses relatos sobre excesso de peso, perda de peso etc como algo motivacional para mim. Há alguns anos cheguei a pensar em iniciar uma dieta e em gravar videos diários, semanais relatando meus resultados como uma forma de incentivo e comprometimento, seria uma forma de eu me responsabilizar em ter que apresentar e mostrar meus resultados, mas não passaram de projetos mentais.



   Mas agora creio que devido a algumas mudanças que ocorreram nos últimos meses, graças ao bom Deus, vou poder alavancar meus objetivos. Minha mente não encontra-se no mesmo turbilhão de emoções, sentimentos que se encontrava durante o período de ganho de peso, mesmo sem a perda de peso me sinto leve como se uma grande carga tivesse sido retirada das minhas costas, minha barriga ainda pesa, mas já consigo balançar os ombros com alivio, agora tenho comigo que eu não preciso perder peso por ninguém mas para mim, para o meu bem estar, e acho que é isso que todos que desejam perder peso deva conquistar antes de iniciar uma dieta, o que adianta iniciar uma dieta e depois vir a se deparar com seus conflitos internos, existenciais e destruir toda a dieta em uma recaída que em geral acaba que por trazer mais quilos?
    Pois foi isso que percebi no decorrer dos anos, embora eu fracassadamente tentava iniciar alguma dieta, acabava que por em foco objetivos externos, nunca internos e estes acabavam extravasando e vazando por entre os dedos, o que ficava era apenas as frustrações o que me levava a por tudo a perder e depois além de ganhar o peso perdido ainda sempre vinha pelo menos uns 2 kg de contra peso, e foi desta forma que cheguei a obesidade nível II no qual me encontro no momento.




    Meu peso no final de 2014 era 114 kg como eu já disse, antes deste período minha irmã no qual também estava com sobre peso tinha começado a trabalhar como atendente de lanchonete, lá ela viu a necessidade de passar a se vestir melhor e se alimentar melhor pois estava lidando com o publico e acabava sofrendo algum tipo de preconceito "bullying", então aproveitando que a empresa fornecia uma alimentação saudável ela decidiu mudar a alimentação e também começou a tomar um suco de couve, limão e gengibre e isso foi o suficiente para que ela perdesse 25 quilos sem nenhuma medicação, apenas com o suco e a alimentação mais saudável que a empresa lhe fornecia, ela saiu da empresa e eu entrei no lugar dela, motivada e no intuito de seguir os passos dela, até que não fui mal pois pelo menos nos 2 meses que trabalhei lá perdi 2 quilos, só com a alimentação, muita água e toda a correria que era aquilo, mas não tomei o suco pois não conseguia faze-lo eu morava bem mais longe que ela da empresa e mal ficava em casa e as vezes eu comia lanches e em fevereiro deste ano pedi as contas da empresa, meu pai me chamou para morar perto dele no estado do Ceará então eu precisava me preparar para a mudança que seria longa de São Paulo para cá, estava ansiosa, meus filhos já haviam vindo para cá com minha irmã para visita-lo mas eu não, nunca, nem tinha ideia do que me esperava.

   Mas ainda demorei um pouco para vir depois que pedi as contas em fevereiro/2015 eu estava pesando 112 kg e viajei para cá só em maio de 2015, mas consegui manter esse mesmo peso. Eu estava em uma grande expectativa de chegar aqui e emagrecer afinal sendo aqui um lugar tão quente, me lembrei sempre que ia para algum lugar quente devido ao mal-estar que sofro costumo ter perda de apetite e com isso perda de peso, e outra coisa que me empolgou aqui por ser sitio não é fácil para comprar pães e doces o que é os meus grandes vilões. Nos 2 primeiros meses fiquei morando com meus filhos na casa do meu pai e quando ia me pesar nada de perda de peso! Mesmo com as caminhadas que eu fazia com meu pai e a esposa dele pela manhã não adiantava muita coisa as vezes eu me pesava e estava com 110 kg as vezes com 111 kg, meu pai falava: Fique feliz porque pelo menos não aumentou! Verdade, realmente é melhor perder um misero quilo do que ganha-lo, pois afinal é de grão em grão que a galinha enche o papo!



  Então finalmente vim para a minha casa, não estava mais caminhando com frequência e agora eu não era mais a visita, e sim a moradora, desencanei de fazer algo para perder peso parei de me preocupar em me pesar, algumas pessoas diziam: Nossa você emagreceu! Eu dizia: Emagreci nada! Pois como eu não estava fazendo nada para emagrecer nem imaginava, apesar que eu estava comendo muito pouco, quando completou 3 meses que eu estava aqui me deu uma certa tristeza de saudade e passei a comer menos,então fui para a cidade e para a minha surpresa eu estava pesando 107 kg.



  Falei para o meu pai ele ficou todo feliz, apesar de eu não perceber muito a minha perda eu me sentia muito mais leve, minha barriga desinchou e eu não sentia mais tantas dores abdominais, antes disso ele resolveu que queria me ajudar e viu um remédio pela internet e disse que ia comprar, mas demorou tanto para chegar quando chegou eu já estava com 106 kg, fiquei muito motivada pois foi natural a perda sem eu perceber e fazer nada, e a partir setembro/2015 passei a tomar o remédio, dois comprimidos ao dia.



   Não sei qual o efeito do remédio, sinceramente não senti nada diferente, na internet diz que ele é natural, mas continuei emagrecendo e depois de 2 semanas eu estava com 102 kg NOSSA! Maravilha eu estava muito feliz e sem saber se era o remédio ou o fato de eu estar me alimentando pouco, na verdade acho que foi a segunda opção, pois depois comecei a comer um pouco mais pois eu estava me sentindo fraca, também fui em uma festinha e no começo da ultima semana de setembro fui me pesar e a bendita balança mostrou-me um aumento de 102 kg para 105 kg! Frustada, não posso comer nada que engordo! Mas tudo bem mantenha a calma e vamos continuar...



  Ontem dia 19/10 fui me pesar e estou com 103 kg, fiz o calculo do meu IMC que esta em 35.64, que se refere a OBESIDADE nível II ou moderada (severa), um nível antes da obesidade mórbida, contando de fevereiro até agora eu tive uma perda de 11 kg, sai do IMC 39.44 que estava na margem da obesidade mórbida e agora falta pouco para eu sair do obesidade nível II para a nível I.
  Como meu aniversario esta bem próximo, dia 28/10, vou me dar um desafio de perder 4 quilos, assim eu saio da casa dos 3 dígitos, fico com 99 kg e também saio do IMC de obesidade nível II,e assim vou tentando vencer essa bendita obesidade!




*Quero em breve começar tomar o suco de couve que funciona como um detergente no estomago.



Como calcular o IMC (índice de massa corpórea):

Nada mais é que seu peso dividido por sua altura ao quadrado²
Então fica: 
IMC = 103 : 1,70 X 1,70 = 35,64
103 dividido por 2,89 = 35,64




    Parece difícil mas na calculadora é fácil: primeiro multiplica a altura por ela mesma, que vai dar um número fixo, no caso o meu é 2,89. Tendo esta informação você ira dividir seu peso por esse numero sempre, pois seu peso e variável mas sua altura não.




O ideal é ter um IMC entre 18,5 à 24,9

    Para saber qual é o seu peso ideal dentro do parâmetro de IMC ideal você faz a conta inversa, multiplicando o valor de IMC desejado pela sua altura ao quadrado², ou seja no meu caso pego o IMC limite que é 18,5 X 2,89 que será igual á 53,4 kg que é o minimo que eu posso pesar devido a minha altura e o máximo é 24,9 X 2,89 que será igual a 71,9 kg, dentro desta media você pode estabelecer sua meta de peso ideal. A minha a principio é de 71 kg pois é o peso que eu tinha antes de todo esse processo e estava dentro do ideal.




Os 3 Fs desta caminhada será: FORÇA , FOCO & FÉ

Agora vamos embora eliminar mais 32 kg e que agora seja pra valer! Se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário